Dia do ACS e AVS - 04/10/2015

No dia 04 de Outubro deste mês comemoramos o dia do Agente Comunitário de Saúde e do Agente de Vigilância em Saúde. Ambos são profissionais lotados nas clínicas da família e centros municipais de saúde que, sem sombra de dúvidas, são peças fundamentais na maneira como a saúde se desenvolve hoje no município do Rio de Janeiro e, obviamente, em nossa unidade.






Para aqueles que não sabem a diferença entre esses dois cargos Agente Comunitário de Saúde (ACS) e Agente de Vigilância em Saúde (AVS) ou que ainda tem dúvidas sobre o papel desenvolvido pelos mesmos, aqui vão algumas diferenças e explicações.


O ACS é um profissional cujo trabalho é predominantemente nas ruas. Normalmente são 6 ACSs por equipe, podendo chegar a 12. Eles são responsáveis por uma parte do território que é chamada de Micro-área, cada uma dessas micro-áreas abrange determinadas ruas e famílias que são de responsabilidade desse ACS. Ele é e deve ser o principal vínculo do usuário com a unidade básica de saúde (clínica da família, CMS, Posto de Saúde, etc). É dever do ACS identificar as famílias e manter os cadastros dos usuários atualizados. Sendo assim, seu trabalho é muito feito através das Visitas Domiciliares (que chamamos de VDs). Gestantes, crianças menores de 2 anos, idosos acamados e outro grupos são prioridades para realização de VD pelos ACS. Só através deles conseguimos ter uma visão mais ampla e correta do território que atuamos. Além disto, o ACS é um exímio educador em saúde, cabendo ao mesmo orientar cada vez mais os pacientes e participar de ações de promoção de saúde e prevenção de doenças e agravos. Por estes e tantos outros motivos, os ACSs são peças fundamentais na Estratégia de Saúde da Família. Por esta razão nosso muito obrigado.

O AVS é o profissional que trabalha por equipe, não sendo responsável apenas pela micro-área. Ele tem um foco em combate a doenças endêmicas ou epidêmicas (como a Dengue, na nossa realidade). Surtos de doenças contagiosas e até mesmo de zoonoses por vezes são atribuídos a este profissional a busca ativa e o "bloqueio" da área. Este "bloqueio" é a busca de focos dos transmissores dessas doenças e a eliminação desses focos. Sendo assim, este profissional é de extrema importância na prevenção de doenças, assim como a educação em saúde no que diz respeito a essas doenças endêmicas prevalentes na área. Logo, sabemos que teríamos muito mais trabalho se não tivessem profissionais dispostos a enfrentar estes problemas conosco. Um muito obrigado por esta e outras razões.

Na terça-feira que sucedeu o dia 04/10, fizemos um pequeno intervalo e prestamos uma homenagem a esses profissionais! Mais uma vez, parabéns pelo seu dia ACSs e AVSs!





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog